Elvis Aaron Presley alcançou em vida um sucesso até então inédito para um musico, virando um ícone pop global ainda nos anos 50.

Com sua arte, mostrou a força que a cultura jovem passaria a ter no mundo, sendo um dos maiores divulgadores da musica norte-americana, rendendo ao nativo do Mississipi, o título de “Rei do Rock and Roll” ou simplesmente “the King“, o Rei.

Elvis Presley ao vivo 1957

Sua morte em 1977, com somente 42 anos, parecia à época eternizá-lo como eterno Rei do Rock, mas a real é que sua imagem acabou se desgastando ao longo das décadas, tanto pelo justo reconhecimento de diversos outros artistas iconicos dos 50´s como Chuck Berry, Little RichardsJerry Lee Lewis, Roy Orbison e muitos outros, quanto pela valorização de percurssores do estilo como o bandleader Louis Jordan, o grupo vocal The Mills Brothers e a magnífica Sister Rosetta Tharpe , para citar somente os mais lembrados.

[red_box] Curiosidade: O termo rock and roll, provavelmente surgiu pela primeira vez numa canção em 1937, com “Rock It for Me” de Chick Webb e Ella Fitzgerald , que tinha na letra o verso “… so won’t you satisfy my soul with the rock and roll…”. [/red_box]

O Rock and Roll é uma obra coletiva, com diversos progenitores em todo sul dos Estados Unidos e nas principais áreas urbanas do país, mas independente de sua fase decadente de Las Vegas, ou dos filmes ruins e bregas que fez nos anos 60, o impacto do jovem Elvis foi imediato.

Sua famosa sessão na Sun Records em março de 1951, ganhou o mundo por conseguir levar a sonoridade afro-americana urbana para uma enorme audiência global.

Presley era jovem, bonito, cantava e dançava com uma sexualidade incomum para a época. Sua banda original com o guitarrista Scotty Moore e o baixista Bill Black, se transformou na célula base do novo estilo com a adição do baterista D. J. Fontana.

Essa formação com cantor, guitarra, baixo e bateria, foi e ainda é a base principal do que se conhece como Rock, mesmo décadas e décadas após as gravações dos primeiros singles e álbuns de Elvis Presley.

O segredo de Elvis, como fenômeno da musica, está diretamente ligado ao seu incrível repertório, sabendo escolher canções emblemáticas de compositores consagrados como Ray Charles, Jesse Stone, Otis Blackwell além dos hitmakers Jerry Leiber e Mike Stoller.

Mas foi a força de sua persona artística, com a voz incrível e interpretação sempre inspirada, que ajudou a elevar cada composição à perfeição.

Com tudo isso em mente, montei a playlist, “O legado de Elvis em 20 canções eternas” com sons que mostram a influência gigante de Elvis Presley na formação do Rock and Roll.

[red_box]Ouçam sem precoceito e no último volume os sons que comprovam o legado de Elvis como Rei do Rock.[/red_box]

– I Got a Woman (Ray Charles, Renald Richard) 1956

– Money Honey (Jesse Stone) 1956

– I’m Gonna Sit Right Down and Cry (Over You) (Howard Biggs, Joe Thomas) 1956

– Paralyzed (Otis Blackwell, Elvis Presley) 1957

– Hot Dog (Jerry Leiber e Mike Stoller) 1957

– King Creole (Jerry Leiber and Mike Stoller) 1958

– Hard Headed Woman (Claude Demetrius) 1958

– Dixieland Rock (Aaron Schroeder, Rachel Frank) 1958

– New Orleans (Sid Tepper, Roy C. Bennett) 1958

– Heartbreak Hotel (Mae Axton, Tommy Durden, Elvis Presley) 1956

– Don’t Be Cruel (Otis Blackwell, Elvis Presley) 1956

– Mystery Train (Junior Parker, Sam Phillips) 1955

– I Need Your Love Tonight (Sid Wayne, Bix Reichner) 1958

– (Now and Then There’s) A Fool Such as I (Bill Trader) 1958

– Rock-a-Hula Baby (Ben Weisman, Fred Wise, Dolores Fuller) 1961

– Fever (John Davenport, Eddie Cooley) 1960

– Double Trouble (Doc Pomus, Mort Shuman) 1966

– Suspicious Minds (Mark James) 1969

– Let Yourself Go (Joy Byers) 1967

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.