Nina Simone Doc
Nina Simone Doc

Se você ainda não assistiu ao documentário sobre Nina Simone, precisa aproveitar o próximo intervalo livre para fazer isso. E você tem, pelo menos, três razões:

  1. A escolha musical passeia pelas diversas fases da cantora e, muitas das músicas em gravações históricas como sua volta aos palcos em 1976, no Montreux Festival. Nina está em uma fase difícil, voltando aos palcos após uma temporada na África– ela briga com a plateia, não esconde o incômodo e a irritação, mas quando se senta ao piano…
  2. É uma história interessante — a biografia da mais alta sacerdotisa do soul é cheia de reviravoltas e conflitos —  e o fio que conduz a narrativa também intriga. A diretora Liz Garbus constrói a biografia de Miss Simone em busca de entender: o que realmente aconteceu com a carreira da cantora. Daí o título do documentário: What happened, Miss Simone?
  3. E, por ultimo, mas não menos importante: Nina Simone é inspiradora! Conhecer a trajetória da menina pobre que estudou para ser a primeira pianista negra de música clássica, acompanhá-la por sua jornada em defesa dos direitos civis, assistir sua derrota para a bipolaridade e vê-la se reerguer e voltar a cantar é de tirar o fôlego. E de desejar ser um pouco como Miss Simone no matter what happened 😉

O filme já se encontra online em diversos sites, mas para curtir com qualidade, vale a pena assistir no Netflix, ou em outro serviço de streaming, só não deixe de conferir pois tanto iniciados quanto novatos na história dessa singular artista vão seguramente adorar.

E como eu sei que o pessoal do Vi Shows adora uma playlist, seguem as músicas do documentário na ordem que aparecem — e, para quem quiser ter um gostinho de história, separei alguns clipes que aparecem no doc e podem ser encontrados no YouTube.

Nina Simone - What happened, Miss Simone?
Nina Simone – What happened, Miss Simone?

[red_box]E para curtir no máximo segue nossa playlist direto do Spotify com quase toda sequencia de canções do ótimo documentário sobre Nina Simone – What happened, Miss Simone?[/red_box]

Post gentilmente escrito por Karina Yamamoto, jornalista que ouve de tudo — principalmente uma boa história!

Tags:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.