Metallica é sem dúvida alguma uma das maiores bandas de Heavy Metal da história, surgiu no começo dos anos 80 renegando o Hard Rock que tomava conta da música naquele momento, o Metallica trouxe composições naturais e complexas, negando os dizeres de que Trash Metal era apenas barulho, mas ainda assim fazendo MUITO BARULHO.

Em meados dos 80, todo Headbanger de respeito já conhecia o Metallica que havia lançado seu primeiro álbum “Kill Em All” em 1983, seguido por “Ride the lighting” de 1984 e muitos outros, enquanto isso aqui em nossas terras os pequenos grandes heróis donos de lojas de discos faziam o possível e impossível para trazer novidades para os seus clientes.

Nessa época em São Paulo surgiu a Woodstock Discos, loja que não apenas apresentou o Metallica como também possibilitou o acesso da garotada aos álbuns, não com apenas os vinis importados das bandas, mas tinha também a fita K7 (Para a molecada que ainda não tinha tanta grana disponível eram o “download” da época) e discos pirateados nacionais lançados no selo Woodstock.

Woodstock Discos em Sampa

Essa acima é a Woodstock Discos na época, e em sua fachada do lado podemos ver a placa que anuncia o METALLICA, em sua primeira apresentação no Brasil com a tour do … AND JUSTICE FOR ALL dias 6 e 7 de Outubro de 1989 com apoio da revista ROCK BRIGADE e promoção da 89 FM (a rádio que Jânio não ouve…)

Álbum que aliás foi lançado em primeira mão pela própria 89 FM no programa Comando Metal, a própria galera do programa demorou bastante para arrumar o vinil e tocá-lo no ar (tocaram ao vivo ponta/ponta e headbangers de toda a capital paulistana ouviram e alguns até gravaram esse programa que esperavam tanto).

Eis que finalmente chega a chance dos fãs brasileiros verem o Metallica, dois anos antes do grande boom da banda onde eles conseguiram muita grana, nessa época vieram ao Brasil apenas com instrumentos de corda e uma ou outra coisa do cenário, e a guitarra de James Hetfield ainda tinha o famoso adesivo “Kill Bon Jovi”.

E no Ginásio do Ibirapuera com uma bateria alugada (Tibério Bateria – ver post no Universo Rock), e equipamentos emprestados o hoje gigante Metallica deu um show para poucos utilizando uma playlist que até hoje faria fãs da banda delirar.

Setlist Metallica 1989 – São paulo – Dia 1

– Ecstacy of Gold
– Blackened
– For Whom the Bell Tolls
– Sanitarium
– Harvestor of Sorrow
– The Four Horsemen
– Bass Solo
– To Live is to Die
– Master of Puppets
– Fade to Black
– Seek & Destroy
– …And Justice for All
– One
– Creeping Death
– Guitar Solo – Kirk
– Battery
– Prowler Jam
– Last Caress
– Am I Evil?
– Damage Inc.
– Blitzkrieg
– Breadfan

E isso é apenas o Setlist “oficial”, voltaram mais 3 vezes ao palco e mandaram covers diversos, inclusive introduções de sons do Iron Maiden e outras bandas, ficaram lá mesmo sem tocar, distribuindo palhetas e interagindo com a platéia… naquele dia o Metallica era igual ao seu público, headbangers empolgados com um show fantástico, garotos que não queriam ir embora e andavam de um lado para o outro, a banda mais humilde de todos os tempos, que talvez nunca fosse voltar ao Brasil…

Mas o Metallica voltou e criou novas histórias, nem de perto tantas quanto nesse primeiro show mas ainda assim a banda que veio foi outra, no próximo texto falaremos sobre o GIGANTESCO Metallica, uma das maiores bandas da história, que depois do Rock in Rio 2011, voltou ao Brasil em 2013, 2014, 2015 e agora para o Lollapalooza 2017.

E durante esse aquecimento vamos lembrar desde aqueles caras que vieram fazer um show em ´89 até os deuses do rock que adotaram o Brasil como um de seus destinos preferidos

@billieblade

Tags:

11 Comments

  1. belo revival… alem da Woodstock, também tínhamos Baratos Afins, Bossa Nova discos, etc… nesta época éramos verdadeiros arqueologos musicais. Hoje, é só ligar o micro e blah, blah, blah, blah, eu te amo!

  2. Nossa o show foi muito bom, e o mais legal que nem tava cheio, dava pra passear pela pista no ibira…foi muito bom!!! Saudades da woodstock tbm…

  3. Meu velho, fiquei arrepiado agora, no YOUTUBE, você encontra o show de Siatle também em 1989, o mesmo setlist que veio a São Paulo naquelas noites…estive em ambas as noites, foi algo maravilhoso, que nunca esquecerei em minha vida…ja vi muitas bandas, as aqueles shows, foram maravilhosos, era um Metallica, “cru”, simples, mas maravilhoso, viceral…puro…era simplesmente Metallica.
    Para quem curte, procurem no Youtube, o show de siatle 1989, completo…vão entender o que estou falando…rsss

    abraços e felicidades….

  4. Eles estavam bêbados. Só melhoraram no decorrer da apresentação. Foi um show com equipamentos ruins, cru. O real do Metalllica. Quem assistiu não esquece. Fãs loucos destruindo portões de metal com chutes e cabeçadas… Excursão do And Justice e os caras fazendo mais de 3h de show. No dia que fui tinham 15 mil headbangers, pessoas da época do Sepultura, do thrash da Woodstock e da Galeria do Rock. Foi muito foda. Deu para sentir que eles curtiram… estavam sóbrios e exaustos no final. Do caralho!

  5. “que depois do Rock in Rio 2011, voltou ao Brasil para o Lollapalooza 2017”, entre esses dois shows, Metallica, o novo Jimmy Cliff, voltou em 2013, 2014 e 2015.

  6. Eu tava no dia 7. Saímos, uma amiga e eu, de carona da cidade de Rio Grande no RS, fugidas de nossos pais. Tínhamos 16 e 17 anos. Que show! Experiência inesquecível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.