Para comemorar o Lollapalooza 2019, achei legal criar uma playlist com 15 atrações nacionais do festival, selecionando 2 canções de cada grupo, numa verdadeira seleção de alguns dos artistas nacionais de destaque dessa edição.

Começamos com o Indie Rock de “Goiana Rock City” da Brvnks, cantora e compositora que vem se destacando na cena, tocando nos principais festivais do país. Selecionamos os singles: “Tristinha” e “Yas Queen”, que representam bem seu estilo.

BRVNKS
BRVNKS

O Molho Negro é uma banda diferente, sabe ser roqueira na medida certa, abusando de letras inteligentes e se arriscando em arranjos cativantes. Dos paraenses, incluímos “Classe Media Losers” e “O Jeito de Errar” na lista.

Molho Negro
Molho Negro

O tempo e a independência artística levaram Gabriel Thomáz e seu Autoramas para o lugar de destaque que merecem. Os caras fazem sempre um puta show, e escolhemos as minhas preferidas “Fale Mal de Mim” e “Mundo Moderno”.

Autoramas

De Brasília chega o Scalene, representando bem a capital federal com seu poprock, harmônico e cheio de boas melodias. Incluí a nova “Clareia”, parceria com Francisco El Hombre, e o hit “Amanheceu”.

Scalene
Scalene

Uma das histórias mais legais do pop.alt.br atual é a ascensão do Carne Doce, que vem dominando essa segunda metade da década com suas profundas aspirações. Mas a real é que o hype nunca foi à toa, o Carne Doce manda bem, e as escolhidas “Eu te odeio” e “Comida Amarga” representam bem a dupla.

Carne Doce
Carne Doce

O som indie viajandão do Catavento faz a cabeça de muita gente, mas modismos à parte, vale curtir seus inspirados trampos mais recentes. Dessa leva, trouxemos minhas preferidas da banda de Caxias do Sul, as sonzeiras de “Lagartia” e “Groove Geral”.

Catavento
Catavento

Liniker e os Caramelows, são já realidade na música brasileira da década, ganhando espaço pela força das performances e qualidade de suas produções. Entraram os sons novos matadores do álbum Goela Abaixo (2019), “De Ontem” e “Calmô”.

Liniker e os Caramelows
Liniker e os Caramelows

O incensado Silva exala criatividade, bebendo cada vez mais na MPB e no Pop Brasil. Confesso que demorei para entender e curtir seus sons, mas à partir dos singles de Brasileiro (2018), de onde busquei “Fica Tudo Bem” (com Anitta) e “Duas da Tarde”, pude entender bem os motivos de seu sucesso.

Silva
Silva

O quarteto paulistano, E a terra nunca me pareceu tão distante, faz do rock alternativo e instrumental sua profissão de fé, surpreendendo pela criatividade e mistura de elementos na busca da densidade que conseguem imprimir em cada canção. Colocamos as novas, “Como Aquilo que não se repete” e “Fundação”, na playlist.

E a terra nunca me pareceu tão distante
E a terra nunca me pareceu tão distante

O Alafáia é um coletivo paulistano que bebe no afrobeat e no funk setentista para falar das ruas e de nossa ancestralidade. Vamos com “Sereia” e “Edredom” para mostrar o balanço da banda na play.

Alafáia
Alafáia

BK’ ou Abebe Bikila é integrante do selo pirâmide perdida e do coletivo Bloco 7, abrindo espaço para que como solista possa levar o Rap para experiências conceituais arrojadas. Confira como as faixas, “Antes dos Gigantes Chegarem” e “Planos”, mostram o talento e fluxo de BK.

BK´
BK´

Gabriel – O Pensador, tem muito mérito e resiste aos modismos com seu estilo próprio e boas ideias. Além de tudo não tem medo se se revisitar e tirar onda da cara de todos com as mesmas piadas de sempre. Bora ouvir a icônica “Cachimbo da Paz” e o Samba Rap Rock – “Até Quando”.

Gabriel O Pensador
Gabriel O Pensador

Dessa lista confesso que não conhecia Luiza Lian, e descobri que eu estava perdendo a chance de curtir toda modernidade e inteligência da cantora e compositora, que eletroniza bem a tradição e a urgência urbana. Feliz de verdade com a descoberta tardia, escolhi a incrível “Sou Yabá” e “Azul Moderno”.

Luiza Lian
Luiza Lian

Letrux conquistou o Brasil moderninho com méritos de sobra, onde Letícia Novaes causa verdadeira catarse por onde toca, afinal não se fica imune com a performance de sons como “Ninguém perguntou por você”, e “Noite Estranha, Geral Sentiu”.

Letrux
Letrux

IZA é uma cantora com uma pegada pop brazuca inteligente e parece desde sempre pronta para o sucesso internacional. Com a bênção de Caetano Veloso, faz super releitura de “Divino Maravilhoso”, e manda bem em “Dona de Mim”, escolhidas para fechar essa playlist com 30 sons nacionais que vão brilhar no Lollapalooza 2019.

IZA
IZA

Playlist Seleção Brasileira no Lolla 2019 – Com 15 bandas e artistas nacionais, em 30 canções que servem como aquecimento brazuca para o Festival Lollapalooza 2019. Aviso ! Não tem Tribalistas… aqui não 😉

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.