O quarteto Chicano Batman me chamou atenção de cara pelo nome, e assim que vi o clipe de Black Lipstick em 2016, passei a acompanhar de perto a banda de Los Angeles e seu poprock, cheio de influências de soul, latinidades e psicodelia.

Agora com Freedom is Free (2017), os caras mostram força em álbum inspirado tanto musicalmente quanto conceitualmente, agudamente político e celebrando a autenticidade da cultura popular na luta contra um mundo repleto de opressão e medo.

[green_box]O planeta precisa mesmo de bandas assim…[/green_box]

Tracklist – Freedom is Free – Chicano Batman

Chicano Batman – Freedom is Free

1.  Passed You By
2.  Friendship (Is a Small Boat in a Storm)
3.  Angel Child
4.  Freedom Is Free
5.  La Jura (Prelude)
6.  La Jura
7.  Flecha Al Sol
8.  Jealousy
9.  Right Off The Back
10.  Run
11.  The Taker Story
12.  Area C

Claro que é emblemático que o tempero latino da formação californiana seja um dos trunfos musicais do grupo, que são representados pelo ótimo baixista Eduardo Arenas, pelo performático vocalista e organista Bardo Martinez, pelo peculiar baterista Gabriel Villa, e pelo talentoso guitarrista Carlos Arévalo.

Hoje o combo, é o maior representante latino no cenário do rock alternativo.

Conseguiram a proeza, caprichando nos grooves urgentes e modernos, mesmo que seus teclados e arranjos nos remetam a outras épocas e lugares.

Como banda soam mordazes e cheios de bem sacadas ideias e referências, viajando desde a Tropicália, até a poesia de Gil-Scott Heron e a black soul music da face engajada de Marvin Gaye.

Chicano Batman

O clipe de Freedom is Free é pura poesia, com os integrantes da banda participando de uma tortura por afogamento, que junto à bem sacada letra é de uma ironia sem igual.

O álbum foi produzido por Leon Michels, multi instrumentista, que formou a gravadora Truth and Souls em 2004, e faz parte da banda The Arcs, além de ter excursionado com os The Black Keys em diversos tours.

Leon acrescentou passagens perfeitas de pianos, saxofones, flautas e percussão, ajudando a destilar o bom gosto e harmonias de cada canção, conseguindo tirar o máximo dos caras nas performances em estúdio, resultando num clima festeiro, criado em boa parte pela combinação dos vocalizes em falsetes, teclados vibrantes e levadas cheias de balanço e estilo da ótima cozinha do Chicano Batman.

Ouçam o álbum no volume máximo – Freedom is Free

[yellow_box]
Curto o disco todo, mas se não tiver tempo ouça primeiro Run, Jealousy, Freedom is Free, Angel Child e as calientes La Jura e Flecha al Sol, registradas originalmente em espanhol.
[/yellow_box]

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.