[red_box]

Para comemorar os 50 anos de Are You Experienced nossa parceira Joyce Guillarducci do Cansei do Mainstream, me convidou para resenhar esse sensacional álbum de estréia do The Jimi Hendrix Experience.

[/red_box]

Poucos músicos conseguiram um impacto tão grande com um álbum de estréia quanto Jimi Hendrix em Are You Experienced, que apesar de lançado em 1967, ano com sons seminais de inúmeros artistas, pode ser ouvido hoje com um frescor que a maioria dos discos da época perdeu com o tempo.

Experience Psicodélico

A gênese do álbum tem muito também do produtor Chas Chandler, que além de ter “descoberto” Hendrix, trouxe o músico para a cena londrina e arregimentou uma banda histórica com Noel Redding (baixo) e Mitch Mitchell (bateria), o eterno The Jimi Hendrix Experience.

Esse power trio acabou sendo revolucionário, mesmo que tenham aproveitado a onda local em torno de outro super trio o “The Cream” de Eric Clapton e Cia, que serviu para colocar Hendrix como um dos maiores guitarristas do mundo em poucos meses, ao proporcionar ao músico uma visibilidade até então nem sonhada.

As gravações do álbum ocorreram entre Outubro de 1966 e Abril de 1967, época em que a estrela do artista começava a brilhar como um dos performers mais requisitados na Inglaterra e em toda Europa. Talvez por isso mesmo tenham sido usados 3 diferentes estúdios londrinos, com muitas sessões incrivelmente limitadas a antigos gravadores de 4 faixas.

Essas limitações orçamentárias exigiram dedicação total dos músicos, que fizeram boa parte da pré-produção em ensaios nos próprios apartamentos, mas sempre com total controle da dupla Chandler e Hendrix, que muita vezes até ditavam ou até tocavam as partes dos músicos envolvidos…

!! Confiram a íntegra do Post direto no Cansei do Mainstream + Playlist do álbum !!

50 anos – Are You Experienced

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.