Prince
Prince

Nos anos 80 o trono do pop ficou dividido entre Madonna, Michael Jackson e Prince, mas ao olharmos no longo prazo, fica evidente que foi mesmo o Gênio de Minneapolis o maior e mais completo de todos.

Além do grande sucesso de seus álbuns nos 80´s e no início dos 90, Prince conseguir se dividir entre o cinema, os negócios e ser um hitmaker de primeira, com canções que literalmente bombaram nas versões de outros artistas.

[red_box]Vamos aqui listar os principais artistas que chegaram nos primeiros lugares das paradas com canções originais de Prince:  [/red_box]

1 – Stand Back com Stevie Nicks (1983) – Nos anos 80 a veterana vocalista do Fleetwood Mac precisava se reinventar, e andando de carro indo para sua casa na California ouviu a canção “Little Red Corvette” lançada por Prince em seu álbum 1999.

Por cima da sonzeira a compositora criou uma nova melodia e resolveu ligar para o músico, cantou por telefone e Prince disse… me passe o endereço que estou indo agora para o seu estúdio…, onde só precisou de 30 minutos para bolar todo arranjo, contribuindo também com os incríveis sintetizadores da canção, num super hit arrasador!!

2 – I Feel for You com Chaka Khan (1984) – a canção foi originalmente escrita para o álbum homônimo de 1979 do músico, mas foi a versão da cantora de R&B que conquistou o mundo com seu super arranjo e intervenções de RAP.

O videoclipe tocou no mundo todo, dando a Chaka Khan uma fama pop inédita, e para Prince o reconhecimento veio em 1985 vencendo o Grammy de melhor canção de R&B com a sonzeira pop de I Feel for You, música com cara de festa e que foi muito copiada por produtores em todo planeta.

3 – Manic Monday com as Bangles (1986) – a canção foi pensada originalmente como um hit para o Apollonia 6 em 1984, mas dois anos depois foi oferecida às Bangles justamente quando buscavam um single para seu segundo álbum.

Foi o maior sucesso da banda até aquele momento e acabou sendo regravada por outros artista como Missile Innovation, Bonnie Pink, Relient K, Leningrad Cowboys e pela cantora Sophie Ellis-Bextor.

Na explosão pop da New Wave nos anos 80, Manic Monday foi a música que colocou as garotas das Bangles em evidência na cena pop da época.

4 – Jungle Love com Morris Day and The Time (1983) – A canção da banda protegida de Prince, apareceu em seu terceiro disco – Ice Cream Castle (1983) e se destacou pela levada pop-funk, e pela boa exposição nas pardas Dance.

Na gravação Morris Day fez todos vocais e seu parceiro Jesse Johnson as guitarras, e segundo a lenda todos demais instrumentos foram tocados por Prince em estúdio.

5 – Nothing Compares To You por Sinead O’Connor (1990) – o maior hit da carreira da controversa roqueira irlândesa foi uma regravação de uma canção do grupo funk The Family, banda idealizada por Prince para fazer somente black music.

Ficou meio esquecida com a pouca repercussão do grupo, mas após o sucesso da versão de Sinead, Prince definitivamente a incorporou em seus shows, registrando-a ao vivo com o New Power Generation em dueto com a poderosa cantora Rosie Gaines.

A versão de Sinead é sensacional e merecidamente se transformou na cara da canção, mas curiosamente Sinead e Prince nunca se entenderam muito bem, mesmo que ambos tenham sempre reconhecido o talento de cada um.

6 – Yo Mister com Patti LaBelle (1989) – a veterada cantora soul e ícone disco Patti Labelle, também bebeu na fonte de Prince para se re-inventar como solista nos anos 80, sendo “Yo Mister” feita de encomenda para seu álbum “Be Yourself” de 1989.

La Belle conhecida pela eterna “Lady Marmalade“, teve destaque com a canção que foi um de seus últimos singles a chegar ao Top10 de R&B das paradas americanas.

7 – Love Thy Will Be Done por Martika (1991) – o som do segundo álbum da californiana de origem cubana – Marta Marrero (Martika), vendeu milhões de cópias e fez sucesso mundial. A composição “Love… Thy Will Be Done” era o principal hit do álbum, e foi produzida e composta por Prince e Martika nos estúdios Paisley Park em Minneapolis.

Segundo a cantora a música surgiu quando Prince viu um poema, que era uma espécie de benção ou reza, e pediu para ficar uns dias com a letra, que foi copiada junto com outras passagens do caderno de Martika.

Após uma semana ela recebeu a nova letra da canção, com partes próprias e partes dele, até que no dia seguinte uma fita com a música já praticamente pronta foi recebida. Confiram como ficou:

8 – Sex Shooter com Apollonia 6 (1984) – quando a girl band de Prince – o Vanity 6, naufragou com a saída da cantora principal, tanto o papel feminino para Purple Rain quanto a própria banda ficaram sem uma substituta, e após uma enorme seleção Patricia Kotero ganhou o papel e o apelido artistico, virando a mais nova protegida do genial músico.

A canção entrou no TOP 100 das paradas, e foi o destaque do único trabalho em estúdio do grupo, fazendo bonito nas pistas de dança atingindo o número 7 nas paradas especializadas e de R&B.

9 – How Come You Don’t Call Me Anymore com Alicia Keys (2002) – originalmente gravada por Prince em 1982 como lado B do single “1999” foi regravada no trabalho de estréia de Alicia – Songs in A Minor (2001), ajudando a  cantora de R&B, soul, talentosa pianista e compositora a se destacar no início da carreira.

A versão bem mais leve e pop, manteve a esperta letra deixando mais divertido o arranjo pop e sofiticado de How Come You Don’t Call Me Anymore.

10 – When you were mine com Cindy Lauper (1984) –  a canção surgiu no LP de 1980 – Dirty Mind, também aparecendo como lado B do single “Controversy” e  em uma versão ao vivo no álbum de 2002 – One Nite Alone… Live!

Em entrevistas Prince admitiu ter criado a música ouvindo muito John Lennon e buscando sonoridades e acordes em seu sintetizador Oberheim OB-X.

A versão da super Cyndi Lauper é um pouco diferente num clima de balada mas também cheia de sintetizadores, brilhou como um dos destaques de seu trabalho de estréia – She’s So Unusual, sendo também a escolhida pela cantora em sua sensacional performance no American Music Awards de 1985.

11 – Nasty Girl por Vanity 6 (1982) – um som perfeito para as pistas, provocante e sexy, esse era o objetivo do single “Nasty Girl” que Prince compôs especialmente para seu projeto “girl band”.

E mesmo com letras bem sacanas, tocou nas rádios se estabelecendo como um hit R&B e das paradas Dance, que liderou por 4 semanas até ser curiosamente ultrapassada pelo single “1999” do mestre Prince.

A cantora Vanity, posteriormente se desentendeu com o mestre e mentor, tentou a carreira solo e depois se transformou um pastora.

12 – The Glamorous Life por Shelia E (1984) – a cantora, baterista e percussionista Sheila E talvez tenha sido quem melhor aproveitou a proteção de Prince, e com esse som conseguiu o maior sucesso de sua carreira.

Com ótimas letras que destacam todo cinismo e futilidade de uma vida de falso glamour, a canção composta e produzida pelo mestre púrpura brilhou nas paradas levando o álbum solo de estréia da cantora ao número 07 das paradas Pop, além de 2 nominações ao Grammy e três ao MTV Awards.

Ao vivo Sheila E. sempre usou o hit como destaque dos shows, aproveitando para fazer durante a canção seu famoso solo de bateria, onde muitas vezes girava 360 graus, sem nunca perder o ritmo.

13 – Love Song com Madonna e Prince (1989) – a dupla Madonna e Prince teve bons momentos em ´89, quando o músico tocou guitarra nas canções “Like a Prayer”, “Keep It Together” e “Act of Contrition”, e dessa época surgiu uma parceria concretizada na sonzeira de “Love Song”.

Foi originalmente gravada em Paisley Park (estúdios de Prince) mas finalizada à distância, já que a diva achou Minneapolis terrível e gelada, tornando a ponte aérea Los Angeles / Minneapolis impossível de ser transposta.

14 – Sugar Walls com Sheena Easton (1984) – o segundo single do álbum “A Private Heaven” ficou 9 semanas no Top 100 da Billboard atingindo a nona posição geral, terceira em R&B e primeira posição entre os singles de Dance Music.

O som foi composto e produzido por Prince sob o pseudônimo de “Alexander Nevermind”, e fazia direta referência ao órgão sexual feminino, e por isso mesmo gerou enorme controvérsia sendo criticada por tele evangelistas como  Jimmy Swaggart e a ativista conservadora Tipper Gore.

15 – With This Tear com Celine Dion (1992) – a cantora canadense é uma das recordistas de vendas nos anos 90, e em seu segundo álbum em inglês ganhou de presente essa canção de Prince que ajudou a então novata a desenvolver seu soft rock para milhões de fãs.

O músico escreveu a canção especialmente para Celine, sendo um dos destaques do álbum que vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo todo.

Tags:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.