O polêmico “plágio” de Stairway to Heaven volta a assombrar Page & Plant após décadas e décadas !

Os líderes do Led ZeppelinRobert Plant (voz), e o guitarrista Jimmy Page, terão que enfrentar um processo legal para decidir se os compositores se apropriaram dos acordes iniciais da canção “Taurus” composta por Randy Wolfe como balada instrumental da banda Spirit, no mega clássico “Stairway to Heaven” de 1971.

Banda Spirit e o "plágio" de Stairway to Heaven?
Banda Spirit e o “plágio” de Stairway to Heaven?

Numa decisão tomada no último 08/Abril, o juiz Gary Klausner de Los Angeles, afirmou que ambas canções são parecidas o suficiente para que um tribunal do júri decida se os músicos ingleses são responsáveis por infringirem direitos autorais em julgamento programado para 10 de maio de 2016.

Plant e Page foram acionados por Michael Skidmore, que representa o já falecido Randy Wolfe, também conhecido como Randy Califórnia, e que era guitarrista e compositor do grupo Spirit.

A ação argumenta que Jimmy Page pode ter se inspirado a escrever “Stairway” para o Led Zeppelin depois de escutar o Spirit tocar “Taurus”, quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1968 e 1969.

A defesa argumenta que Wolfe compunha por encomenda, e que por isso nunca reivindicou em vida os direitos autorais, e que a progressão de acordes era tão clichê na época que não merecia tal proteção legal. Gosto do artigo do Diário do Centro do Mundo (Por Emir Ruivo) que defende a tese
de que é simplesmente uma música incidental…

A similaridade entre as canções não é assim obvia, mas escute abaixo você mesmo e tire qualquer dúvida sobre o polêmico “plágio” de Stairway to Heaven!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.