Top10 2013 - Discos
Top10 2013 – Discos

Esse é um post coletivo em que todos os colaboradores do Blog foram convidados a montar uma lista dos 10 melhores discos de 2013 em uma só categoria, independente de gênero musical e país. Participaram, além de mim, Luis Otávio Carvalho Lopes (editor): Katy Illy (editora), Fernando do Valle (editor), Felipe Carvalho Lopes (colaborador) e Eduardo Giraldes (colaborador).

Foram nominados no total 43 álbuns originais, lançados ao longo de 2013, sendo que para o Ranking Final estabelecemos um critério levando em conta a votação do ranking individual, bonificando com 3 pontos cada citação comum entre os votantes. No desempate final, distribui 5 pontos extras por critérios 100% subjetivos.

A lista dos melhores álbuns de 2013 ficou ótima e diversa. Claro que algo ficou de fora, afinal é um Top 10 coletivo realizado pelos colaboradores mais ativos e o ano foi repleto de ótimos lançamentos.

1 – Yeah Yeah Yeahs – “Mosquito” (43 pontos)

01 - Mosquito
Yeah Yeah Yeahs – “Mosquito”

Por Luis Otávio – O trio Yeah Yeah Yeahs era uma grandes das expectativas do ano, já que só tinham trabalhos elogiados na curta carreira. Mosquito é o melhor de todos eles. Compre, baixe, e pule sem parar!

Por Felipe Lopes – Yeah Yeah Yeahs consegue ser a única banda de Indie Rock que me agrada, o Álbum “Mosquito” tem um ar de “pós-punk” impressionante, muitos fãs criticaram “Mosquito” porém me parece que não compreenderam a ambientação geral do álbum.

Por Fernando do Valle – Depois de quatro anos de espera, o Yeah Yeah Yeahs lança Mosquito. A banda continua com a vibe em alta e a vocalista Karen O animada como nunca. Ouvi o disco umas 30 vezes. A canção-chefe Zero, do último álbum It’s Blitz, de tanto ouvi-la, o CD riscou (é, eu ainda ouço CD, rs).

2 – Arctic Monkeys – “AM” (42 pontos)

2 - ArcticMonkeys_AM
AM

Por Katy Illy – Nunca fui fã da banda, sempre gostei de algumas músicas e só, mas depois de ouvir “Crawling back to you” no rádio, fiquei com muita vontade de ouvir todo o álbum e gostei muito, achei diferente dos outros trabalhos e gostei mais desse estilo. O vídeo de “Crawling back to you” é apaixonante também.

Por Luis Otávio – Os ingleses mandam bem, não achei tão bom quanto o anterior Suck It and See (2011), mas de novo Alex Turner acertou em cheio, afinal é rock, é pop e tem MUITO estilo. Daquelas bandas que vale a pena dançar e entender as nuances de cada letra.

Por Fernando do Valle – Sou fã de carteirinha da banda. Why’d You Only Call Me When You’re High? é ótima, o resto não acompanha mas Alex Turner e companhia figuram entre as 3 ou 4 melhores bandas dos últimos tempos, sem dúvida.

3 – Primal Scream – “More Light” (23 pontos)

3 - primal_scream_more_light_1368207909
More Light

Por Luis Otávio – Veteranos com estilo de sobra, são rock, são eletrônicos e muito mais… Ainda tem a melhor relação diversão + estilo + música, bombam há mais de 20 anos… sem nunca se acomodar nos louros do passado. Mais um golaço de Bobby Gillespie.

Ouça – Elimination Blues.

Por Eduardo Giraldes – Bobby Gillespie conseguiu revitalizar sua banda e lançar um dos melhores álbuns de 2013, com sua velha mistura de rock de garagem, dance music e psicodelismo. Um grande álbum com mensagens de justiça social e que traz a alma do clássico “Screamadelica”.

4 – Daft Punk – “Random Access Memories” (23 pontos)

Daft Punk
Daft Punk

Por Luis Otávio – Daft Punk é mesmo incrível, e em 2013 tiveram a maior seqüência de hits possível, causando espécie com sons como Get Lucky, Instant Crush, Doin’ It Right, Give Life Back to Music, The Game of Love, Lose Yourself to Dance e Touch. A dupla Luso-Francesa fez do synthpop um dos discos da década, com luxuosa colaboração do escritor e cantor Paul Williams e do líder da banda Chic, o aclamado produtor Nile Rodgers, garantindo o clima Disco 70’s em todo álbum.

Ouça – Instant Crush (com o Stroke Julian Casablancas)

5 – Charles Bradley – “Victim of Love” (22 pontos)

Victim of Love
Victim of Love

Por Eduardo Giraldes -Charles Bradley cometeu o melhor álbum de 2013 com o apoio da Menahan Street Band, pelo selo Daptone Records, o mesmo de Sharon Jones. “Victim of Love” é um álbum de soul e funk, mas com profundidade e sinceridades tão autênticas que fazem você esquecer que o auge do gênero foi há décadas. Bradley incorpora James Brown e Otis Redding, e não fica devendo nada aos mestres.

SOUL no Top 10 Vishows !!

6 – Gogol Bordello – “Pura Vida Conspiracy” (20,5 pontos)

Gogol 2013
Gogol 2013

Por Felipe Lopes – Gogol Bordello vem sendo uma das melhores bandas dos últimos tempos, Pura Vida Conspiracy somente reforça isso, nos últimos anos a banda aumentou muito sua popularidade, fez grandes shows e apresentações memoráveis, Pura Vida Conspiracy é a consagração de todo o trabalho.

Por Luis Otávio – Sempre achei que eram um The Clash Cigano on Acid !

Gogol Bordello é sempre diversão garantida !!

7 – Wayne Shorter Quartet – “Without a Net” (20 pontos)

JAZZ
JAZZ

Por Fernando do Valle – Com ‘apenas’ 80 anos, o saxofonista Wayne Shorter ainda é o cara. Whitout a Net é uma coletânea de canções gravadas durante a turnê de seu quarteto na Europa. Shorter tocou com Miles Davis, Herbie Hancock, Art Blakey, Joni Mitchel e muitos, muitos outros.

Jazz no Top 10 Vishows !!

8 – David Bowie – “The Next Day” (19 pontos)

8 - david-bowie-the-next-day-album-cover1
David Bowie

Por Eduardo Giraldes – A reinvenção está grudada no DNA de Bowie, que nos deu de presente este “The Next Day”, um dos grandes álbuns de sua extensa discografia.

Por Katy Illy – Eu sempre gostei dele, mas acho que mais da parte visual do que da musica. Vou confessar que esse é o primeiro álbum inteiro que ouço do Bowie (shame on me), gostei porque acho que não tinha como não gostar.

9 – Mundo Livre S.A. e Nação Zumbi – “Mundo Livre vs Nacão Zumbi” (18,5 pontos)

Mangue Alive
Mangue Alive

Por Eduardo Giraldes – Em um primeiro momento, parecia um mero caça-níqueis para os órfãos do manguebeat, mas Mundo Livre e Nação conseguiram quebrar os paradigmas, dando novos significados aos velhos clássicos. Sensacional.

Por Fernando do Valle – Duas de minhas bandas preferidas tocando cada uma músicas da outra, imperdível. Mangueee!

10 – Johnny Marr – “The Messenger” (18 pontos)

Mr.Marr
Mr.Marr

Por Luis Otávio – Gênio redivivo mostra as cartas em disco sensacional !! O ex-Smiths aprendeu a cantar, trouxe um disco inspirado, e mostrou que se Morrissey for se aposentar … ele pode garantir o legado da banda de Manchester.

Ouça – The Messenger.

 

Confiram a posição e os demais discos votados !!
11 – Clarice Falcão – “Monomania”
12 – Black Sabbath – “13”
13 – Avenged Sevenfold – “Hail to the King”
14 – Black Dog Barking – “Airbourne”
15 – Kurt Vile – “Wakin In A Pretty Daze”
16 – Justin Timberlake – “The 20/20 Experience”
17 – Bixiga 70 – “II”
18 – MIA – “Matangi”
19 – Earl Sweatshirt – “Doris”
20 – Motorhead – “Aftershock”
21 – Indochine – “Black Street Parade”
22 – Orquestra Brasileira de Musica Jamaicana – “Volume II”
23 – Tarja Turunen – “Colours in the Dark”
24 – Garotas Suecas – “Feras Míticas”
25 – Kings of Leon – “Mechanical Bull”
26 – Lana Del Rey – “Die For Me”
27 – Savages – “Silence Yourself”
28 – Tyr – “Valkirja”
29 – Pearl Jam – “Lightning Bolt”
30 – Poliça – “Shulamith”
31 – Placebo – “Loud Like Love”
32 – Emicida – “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”
33 – Arcade Fire – “Reflektor”
34 – New Order – “Lost Sirens”
35 – Booker T. Jones – “Sound The Alarm”
36 – O Rappa – “Nunca tem fim”
37 – Fito Paéz – “El Sacrificio”
38 – Vespas Mandarinas – “Animal Nacional”
39 – Vanguart – “Muito mais que o amor”
40 – “Django Unchained – Soundtrack”
41 – Eminem – “The Marshall Mathers LP 2”
42 – Bad Religion – “True North”
43 – Goldfrapp – “Tales of us”

Tags:

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.