Nascido James Chambers, em 1º de abril de 1948, Jimmy Cliff foi precursor do reggae e da cultura jamaicana, abrindo com seu carisma e voz, as portas do sucesso ao estilo e aos artistas da ilha no resto do mundo.

No filme “The Harder They Come“, da gravadora Island, Jimmy junto a Desmond Dekker, Toots & The Maytals e Melodians, fizeram a poderosa trilha, mostrando a dura realidade dos rude boys na caótica Kingston, e pelas quebradas mais pobres em Trench Town.

Com a exposição Cliff se internacionalizou, gravando singles de destaque na Inglaterra. Veio pela primeira vez ao Brasil em 1969, participando do Festival Internacional da Canção, e com o mega sucesso de Bob Marley e os Wailers, se firmou no topo mundial do estilo.

Desde o tour com Gilberto Gil em 80, se tornou um pouco brasileiro, com fama e potencial para lotar ginásios até hoje. Gravou com muitos artistas brasileiros como Cidade Negra, Paralamas do Sucesso, Titãs, Araketu, Olodum, Gilberto Gil …. compondo alguns de seus hits por aqui e influenciando gerações.

Passou pelo Soul, Funk, Pop, Samba, Reggae, Ska, Lovers Rock, Axé e continua mega na ativa… como podemos conferir ao vivo no site do cantor. Fiquem com o vídeo dele, em versão 2013 no Jools Holland !!

Jimmy Cliff – One more

Playlist – 20 sons de Jimmy Cliff

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.