Por Renata Quirino*

Pela primeira vez no Brasil, uma das bandas precursoras do punk rock The Damned se apresentou no Clash Club em São Paulo.

Pontualmente às 22h, a banda subiu ao palco começando o set list com “Wait for the Blackout”, “Lively Arts” e “Silly Kids Games” todas do disco Black Album, de 1980. Apesar de ser conhecida como uma das bandas que deram início ao movimento punk ao lado de outros nomes como Sex Pistols e Richard Hell & The Voidoids, o Damned também caminhou pelo rock gótico e foi influência para muitos grupos desse estilo nos idos dos anos 80. Em entrevista a revista Rolling Stone Brasil, o vocalista Dave Vanian declarou que as influências que a banda teve ao longo dos anos ficaram muito distintas. “Acho que é por isso que cada álbum era tão diferente e íamos em tantas direções” disse o músico.

Indispensável em qualquer coleção de discos que se preze, o primeiro álbum da banda chamado “Damned, Damned, Damned” lançado em 1976, tem canções como “New Rose”, “Feel The Pain”, “Neat Neat Neat” e “Fan Club”, que foram cantadas com empolgação pelo público. Momentos incríveis da noite: as clássicas “Shadow of Love” e “Love Song” com a platéia se deliciando do início ao fim.

No Bis, canções como “Eloise” e “Smash It Up” para encerrar muito bem um dos melhores shows punks que o Brasil já viu (e esperou tantos anos para ver).

Com o Clash Club um tanto quanto vazio (comparado a outros shows do gênero que aconteceram na casa, como Buzzcocks), o público pode conferir a apresentação histórica de uma banda que lançou seu primeiro compacto há 35 anos e continua relevante para música.

Viva Captain Sensible.

*Renata Quirino é fã de The Damned e nova colaboradora do Vishows.

Veja mais fotos do show e curta a página do Vishows no Facebook: http://www.facebook.com/vishows.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.