Viver o rock dos anos 90 foi mesmo interessante, pois até 90/91 estávamos condenados aos excessos do metal e farofices, enquanto o pop vivia o período da pasteurização total com MC Hammer, Vanilla Ice, os bizarros Milli Vanilli e besteiras similares criadas pelas mega gravadoras.

Como alternativa no underground, tínhamos a esperança de novas gemas pop dos (na época) semi deuses Stone Roses, que implodiram mas geraram toda cena de OASIS, Blur, Pulp, Verve, Supergrass … O dito BritPop.

E das College Rádios Americanas, terra de REM, Husker Dü, Replacements e depois Pixies, veio o que se convencionou chamar de Grunge, fonte do Novo Alternativo, que finalmente aceito pela maioria, fez como o Punk 77 inglês, e virou do dia para noite MAINSTREAM… mas em troca popularizou e eternizou bandas como Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains, Screaming Trees e o Pearl Jam é claro.

Entre mortos e feridos, que por sinal não foram poucos, o rock alternativo dos 90 está ainda entre nós, tanto pela enorme influencia que já inclui essas bandas no panteão do rock clássico, ou mesmo pela força que o Pearl Jam mostra em todo mundo, lotando arenas e transformando cada show em uma catarse sem o auxilio luxuoso dos mega telões e efeitos, pois se fincam na força das canções e como seus heróis dos anos 60 e 70, contam somente com o velho rock and roll como arma.

O DVD PJ 20, dirigido pelo grande Cameron Crowe, mostra cenas íntimas, apresentações históricas, as lendas, mortes, trocas de bateristas, crises e a efetiva consagração dos caras como os heróis mais íntegros do rock americano dos últimos 20 anos.

LONG LIVE PEARL JAM

20120331-201944.jpg

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.