Após 16 anos de sua primeira passagem no Brasil, os islandeses do Sigur Rós chegam com seu post-rock para show único em São Paulo, dia 29/Nov no Espaço das Américas.

Sigur Rós

Tudo começou em 1994 na capital Reykjavík, época em que diversas novas bandas renovaram o cenário musical da ilha, quando liderados pelo vocalista e guitarrista Jónsi, já focavam na sonoridade etérea, com guitarras experimentais e vocais em falsete, fortemente influenciados por elementos clássicos, psicodélicos e até mesmo progressivos.

O curioso nome do grupo, significa “rosa da vitória”, em Islandes.

Atualmente a banda se completa com o baixista Goggi e com o baterista Orri, formação que gravou os últimos trabalhos do combo e que garante a viagem sonora e lírica do Sigur Rós, caracterizada por melodias sem lexicos e construídas em cima de fonemas não gramaticais.

Apesar da sonoridade mais sofisticada, a banda usa o mesmo conceito de vocais etéreos dos Cocteau Twins, banda clássica independente inglesa, que tornaram a vocalista Elizabeth Fraser uma referência obrigatória nos 80´s. Mas os caras vão além, investindo em suítes com orquestras e intervenções de guitarras com arcos e muita experimentação.

O grupo islandes não lança um álbum novo desde Kveikur (2013), mas nos shows de 2017 na Europa e nos Estados Unidos, apresentaram sonzeiras como “Óveður” e Niður“, que devem fazer parte do novo álbum previsto para 2018, mas ainda sem título.

O power trio viajandão, ainda toca na Argentina, Chile e Colombia, confiram as datas:

Chile
24-Nov – Movistar Arena – Santiago do Chile
Argentina
26-Nov – Sonar Festival – Buenos Aires
Brasil
29-Nov – Espaço da Américas – São Paulo
Colombia
02-Dez – Sonar Festival – Bogotá

Com músicas que fazem a cabeça de adeptos de diferentes vertentes, ainda tiveram sons como parte das trilhas sonoras de séries como “Game of Thrones” e “Sense8”, além de filmes como “Capitão Fantástico”.

[red_box]As apresentações na América do Sul, fazem parte do Tour – “Uma noite com Sigur Rós”, onde tem tocado canções de todas as suas fases.[/red_box]

Fiquem com o provável setlist do Sigur Rós 2017 no Brasil e com nossa tradicional playlist com cara de show 🙂

Sigur Rós

Parte 1
– Á
– Ekki Múkk
– Glósóli
– E-Bow
– Dauðalagið
– Niður
– Varða

Parte 2:
– Óveður
– Sæglópur
– Ný Batterí
– Vaka
– Festival
– Kveikur
– Popplagið

 

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.