Nile Rodgers
A autobiografia de Nile Rodgers

A música pop em todas suas encarnações, deve muito de sua criatividade e sonoridade ao talento e feeling certeiro de Nile Rodgers para hits de inspiração festeira.

Você pode até não ter ouvido falar de Nile, mas se esteve no planeta terra nos últimos 40 anos, seguramente ouviu hits de sua banda disco “Chic“, além de dezenas de sucessos de artistas de diversas matizes.

Com o Chic vendeu milhões de cópias nos anos 70 durante a Era da Discoteca, emplacando seguidos hinos dançantes como “Le Freak (Freak Out)“, “Everybody Dance“, “Dance, dance, dance“, “We’re family“, “I want your love“, “Good Times” e muitas outras, num formato copiado e sampleado em todo mundo, servindo como base para diversos hits precursores do Hip Hop como “Rapper’s Delight” do Sugarhill Gang.

Nile Rodgers como guitarrista, arranjador e produtor sempre foi acima da média, mas demorou quase uma década para encontrar a fórmula do sucesso, e mesmo com o fim do Chic, continuou em alta produzido trabalhos celebrados de caras como David Bowie, Madonna, Duran Duran, INXS, Donna Summer, Bob Dylan, David Lee Roth, Diana Ross, Luther Vandross, The B-52’s, Steve Ray Vaughan, Michael Jackson, Sister Sledge e mais recentemente o Daft Punk no super Random Access Memory com o single Get Lucky.

Nile Rodgers 2015
Nile Rodgers 2015

O livro é uma ótima leitura e com grandes doses de realidade Nile Rodgers se expõe mesmo nessa autobiografia, revelando detalhes fortes de sua disfuncional infancia e adolescência, onde a música foi uma tábua de salvação para novos horizontes.

Ao longo de suas quase 300 paginas, incríveis histórias sobre grandes artistas e canções que marcaram os últimos 40 anos são contadas de forma direta, ajudando a entender a importância do musico para a produção do poprock nas últimas décadas.

O livro vai além de alimentar o mito, e descreve bem o impacto negativo dos excessos e do glamour do sucesso massivo no ego de NileRodgers, que conseguiu sair da espiral auto destrutiva e voltar a ser produtivo na cena atual.

Le Freak – autobiografia do maior hitmaker da música pop, é leitura obrigatória para entender melhor seu impacto e influência como artista. Imperdível !!

[red_box]Playlist para curtir autobiografia de Nile Rodgers[/red_box]

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.