A história de Penny Lane – Música e Lugares

Placa Penny Lane

Beatles – Penny Lane
Com Penny Lane, finalmente voltamos ao tema de músicas sobre lugares, mais uma vez com os Beatles, mas cobrindo dessa vez um som de Lennon e McCartney – já que no post anterior falamos de Blue Jay Wayde George Harrison. Como canção, Penny Lane começou a ser esboçada por John Lennon, durante o processo de composição de “In My Life” (do disco Rubber Soul), mas ganhou corpo com as contribuições de Paul McCartney, que deu para o som a cara de Liverpool, com seus personagens, cheiros e sotaques. Além de ser uma rua de Liverpool, Penny Lane é o nome dado a toda uma área da cidade, próximo ao cruzamento com a Smithdown Road. A região certamente foi importante na infância da dupla, que conseguiu transmitir a magia que fatos do cotidiano podem ter na cabeça de uma criança.
Assim quase como um filme, a canção cresce com imagens e personagens, como o bombeiro adepto da rainha, o barbeiro, os barcos, o banqueiro excêntrico, e muitos outros… sempre numa nostalgia mágica, que embalou gerações e que nos 60’s foi número um em todo mundo.
Segundo o ótimo livro – The Beatles – A história por trás de todas as canções, Penny Lane é hoje uma atração turística da cidade de Liverpool, mas as placas originais da Rua foram modificadas por modelos pregados às paredes, após terem sido roubadas diversas vezes por colecionadores, a barbearia se tornou um salão unissex com uma foto dos Fab4 na vitrine,e o abrigo na rotatória virou um bistrô de nome Sgt Pepper’s. Confiram o clipe da clássica canção e o link com as letras + versão traduzida
Placa Penny Lane
Mapa Penny Lane
Street View
Vista da Rua
Beatles
Barber Shop
         

Post relacionado