Sempre adoro ler biografias de grandes artistas do pop-rock, e assim encarei de frente as mais de 400 páginas do livro “No ritmo do prazer – amor, morte e Duran Duran“, biografia de John Taylor baixista fundador do Duran Duran e uma das mais cultuadas figuras da década de 80.

John Taylor Bio - Duran Duran
John Taylor Bio – Duran Duran

Capitaneada pelo profissional escritor John Sykes, o livro peca logo de cara, em difusas e chatas memórias da infância e adolescência de John Taylor, tendo como cenário a cidade inglesa de Birmingham, mas que serve para tangibilizar as dificuldades emocionais de sua família e seu distanciamento com a figura paterna.

Mas apesar da percepção inicial, o livro vale a pena, servindo a todos que curtem os anos 80, mesmo para aqueles não iniciados na banda inglesa, já que o livro consegue mostrar as histórias, por quem viveu de perto cada um dos acontecimentos relacionados à ascensão meteórica do Duran Duran, sempre com histórias incríveis dos bastidores do poprock mundial, nas diversas décadas e fases do grupo.

De forma corajosa, o livro se debruça também no estilo de vida, nos excessos e devaneios de um banda pop, não escondendo os dramas decorrentes da fama, e da inevitável queda da banda do panteão dos deuses pop.

Quase nada ficou de fora, as brigas, projetos paralelos, gravações dos clássicos videoclipes, as mudanças de formação, turnês internacionais, sexo, drogas e rock and roll… além das participações em eventos como o Live Aid de Bob Geldof estão super bem documentados.

O livro também traça um perfil correto de cada um dos integrantes originais e seus substitutos, ajudando a colocar luz sobre uma banda que foi símbolo dos anos 80, sempre lembrada pelos vídeos, mas que cresceu em relevância com o passar dos anos, continuando como uma das principais referências do pop rock mundial.

Fiquem com meus preferidos vídeos do Duran Duran:
Planet Earth

Save a Prayer

Ordinary World

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.