Blue Jay Way foi escrita for George Harrison em agosto de 1967 durante viagem à California que fez em companhia de Pattie Harrison, Neil Aspinall e Alex Mardas, que ao chegarem em Los Angeles foram levados para um chalé com piscina alugado em Blue Jay Way, uma rua em Hollywood Hills famosa por ser de difícil localização – era possível estar próximo geograficamente e, ainda assim, separado por um desfiladeiro.

Segundo o livro – The Beatles a Antologia de Todas as Canções, a música foi inspirada no atraso de Derek Taylor, antigo assessor de imprensa dos Beatles, que ia visitá-los em sua primeira noite na cidade, mas se perdeu nos canyons e se atrasou.

Havia um pequeno órgão Hammond na sala e George Harrison passou o tempo compondo uma música sobre estar preso em uma casa em Blue Jay Way enquanto seus amigos estão perdidos na neblina… Quando Taylor chegou 2 horas atrasado a canção estava praticamente pronta. Santa providência…

George Harrison em Blue Jay Way
George Harrison em Blue Jay Way

Um crítico achou que o verso em que George pede para o convidado não demorar (be long – separados) era um conselho para os jovens não pertencerem à sociedade (belong – escrito junto).

Já outro acreditava que ao cantar que seus amigos tinham se perdido (lost their way) queria dizer que uma geração inteira tinha perdido a direção. Mas o amigo Derek Taylor, o atrasado em questão sempre disse… “É só uma música”.

A casa na Blue Jay Way, 1567 em Los Angeles ainda existe, apesar de ter passado por diversas reformas, e muitos fãs se perdem por horas em Hollywood Hills tentando achar o mítico lugar, que segundo a lenda também foi o local onde Paul Simon compôs “Bridge Over Troubled Water”.

Talvez essas interpretações falassem mais sobre a psique coletiva dos anos 60, ou do medo do novo que a revolução de comportamento representada pelo rock da época representou para toda uma geração, mas o que realmente importa é que foi um dos sons dos Beatles que melhor resistiu ao tempo.

Regravada por bandas como Siouxsie and the Banshees, The Secret Machines, Tracy Bonham, Colin Newman, Borbetomagus, Dan Bern, Rodney Graham, Dog Age e Bud Shank, foi lançada originalmente pelos Beatles em Magical Mystery Tour no fim de 1967.

Vejam a letra original e sua tradução – clique aqui !

Tags:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.