Manu Dibango ao vivo em Sampa
Manu Dibango ao vivo em Sampa

Ver Manu Dibango, 100% em forma aos 80 anos, num palco charmoso como a Choperia do Sesc Pompéia, foi um verdadeiro privilégio, valendo tanto pela musicalidade sem igual do músico, quanto pela inspirada performance, que brindou os presentes como dozes certeiras de Jazz, Pop Africano, Afro Jazz, Reggae e até pitadas de ritmos brasileiros.

Nesses mais de 50 anos de carreira o saxofonista Manu Dibango também conhecido como “soul makossa man“, em homenagem a canção que levou o camaronês, em pleno reinado disco, ao topo das paradas dançantes em todo mundo.

O hit foi “plagiado” pelo rei do Pop Michael Jackson na canção “Wanna Be Startin’ Something”, de 83, após processo na justiça, os artistas acertaram um valor não divulgado como acordo entre as partes.

Como artista o cara é um modernista inato, continuando na ativa como uma das figuras mais importantes da música popular africana contemporânea, graças à uma enorme curiosidade que o levou a integrar suas raízes africanas num universo musical mais amplo no qual se cruzam o jazz, o reggae e outros generos contemporâneos da música popular.

Entrando com um pequeno atraso, Manu Dibango e banda conquistaram a audiência, misturando ritmos e alto astral, num contagiante clima de positividade, com destaque para a incrível sonoridade das guitarras típicas da África oriental (com as influências do Hi Life e da Juju), a incrível e entrosada cozinha rítmica, e as vibrantes “vocalistas” que mesmo 100% francesas, agitaram em coreografias típicas das tradições afro, sem deixar de marcar território ao interpretar até Serge Gainsbourg.

Claro que tudo acabou no clima de “festa disco mundial” com o super hit “Samba Makossa”, garantindo o sorriso de cada um dos presentes nessa ótima apresentação !

[green_box]Fiquem com as fotos e vídeos da apresentação, e confiram o setlist do show de 31/Ago no Sesc.[/green_box]

– Douala Serenate
– Bolingo City
– Big Blow
– Montosangona
– Full Up
– Independence
– Maya
– Mangabolo
– Janais Kolonga
– Soul Makossa

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.