Aos 56 anos a inglesa Kate Bush, está em destaque no noticiário musical de todo o mundo, ao retornar aos palcos após 35 anos, causando tanto Buzz que o tour já tem 22 datas esgotadas no Hammersmith Apollo de Londres, atraindo fãs, personalidades e artistas ao seu debut.

Este slideshow necessita de JavaScript.

[blue_box]Mas afinal quem é Kate Bush ?[/blue_box]

Kate iniciou precocemente a carreira no fim dos anos 70, sendo protegida da gravadora EMI e do Pink Floyd  David Gilmour, que sabiam da força e do talento da cantora e compositora, que já mostrou suas armas no álbum de estréia, ao estourar mundialmente com o hit “Wuthering Heights“.

Mas após seu súbito lançamento ao estrelado, passou a adotar uma postura cada vez mais personalista em relação à sua arte, se tornando um tanto hermética, mas sem nunca perder a aura Cult.

Conhecí melhor seu trabalho no álbum “The Sensual World” (1989), que com clima mais etéreo, mostrava seu pop cabeça, como um antídoto contra os excessos da indústria fotográfica dos anos 80, lançou ainda o ótimo “The Red Shoes” em 1993, que manteve seu nome em destaque,

Após anos submersa, ressurgiu com o trabalho inédito “Aerial” (2005), sendo redescoberta por novas gerações, com destaque para o ótimo single “King of the Mountain“, mostrando a artista cheia de vida e pronta para novos desafios.

Em 2011 veio com uma coletânea(Director’s Cut), que se aproveitou do passado e reconstruiu sons de seus álbuns dos 80/90’s, garantindo ótimas críticas e vendagens, preparando o terreno para a volta aos palcos.

[red_box]A volta de Kate Bush aos palcos[/red_box]

O tour Before the Dawn, com shows Sold Out em Londres, veio preconizado pelo documentário da BBC “Running up that Hill”, com depoimentos de Peter Gabriel, John Lydon, Tori Amos, David Gilmour, Tricky e Big Boi do Outcast.

 

Este regresso é considerado o evento musical do ano, já que nem a volta de Bowie ano passado (após 10 anos), ou o retorno do bardo Leonard Cohen (após 15), parecem superar a magia provocada por Kate, com sua presença e voz únicas.

Mesmo pedindo aos fãs que não tirassem fotos ou filmassem o espetáculo, acompanhei a cobertura colaborativa do jornal The Guardian, onde pude ver “ao vivo” os tweets e vídeos, da performance que em pouco mais de 3 horas, apresentou dançarinos e encenações diversas no palco, criando um clima íntimo e onírico, com participações de seu filho Bertie caracterizado como um artista do século XIX, e seu marido Danny em uma espécie de manequim de madeira.

Kate Bush, não tocou seus maiores hits, mas mostrou força vocal, e inspirada performance cênica, em noite que promete tornar sua volta o acontecimento artístico do ano, pelo menos no mundo do pop rock.

Confiram o setlist de seu show de retorno aos palcos:
– Lily
– Hounds of Love
– Joanni
– Running Up That Hill
– Top of the City
– King of the Mountain

«The Ninth Wave»
– And Dream of Sheep
– Under Ice
– Waking the Witch
– Watching You Without Me
– Jig of Life
– Hello Earth
– The Morning Fog

«A Sky of Honey»:
– Prelude
– Prologue
– An Architect´s Dream
– The Painter´s Link
– Sunset
– Aerial Tal
– Somewhere in Between
– Nocturn
– Aerial

– Among Angels
– Cloudbusting

Kate Bush Shows 2014
Kate Bush Shows 2014

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.