Fight the Power - clipes anti sistema
Fight the Power – clipes anti sistema

Claro que os anos 80 ficam em evidência num post como esse, afinal a era do videoclipe foi inaugurada com a MTV gringa, bem no inicio década, já que antes do canal de clipes, as bandas usavam e abusavam de vídeos fracos, e na maioria das vezes apoiados em filmes e produções de TV.

No Brasil a Globo produzia para o Fantástico vários vídeos dos artistas Top brasileiros, mas o resultado não sobreviveu ao teste do tempo, já que eram toscos e serviam somente para ajudar no lançamento dos álbuns.

Segue a listinha básica dos melhores vídeo clipes anti sistema  !!

Public Enemy em Fight the Power
Os rappers, ainda nos anos 80, mostraram a força da política e da ode anti-sistema, na parceria histórica com o cineasta Spike Lee.

A canção “amarra” o filme, e quem nunca assistiu tem que correr atrás… aproveite o clima do vídeo. Veja aqui a letra traduzida !

Midnight Oil em Blue Sky Mine
Em 1990 os Midnight Oil já eram relativamente conhecidos fora da Austrália, em especial pela presença do gigante vocalista Peter Garrett, pela pegada punk rock e letras politizadas…

Mas então veio aquele hit arrasa quarteirão, com vídeo engajado, e que abria como nunca o estilo roqueiro à causa ecológica , sem hippismos baratos e batendo de frente com as Mega Corporações !

Confira a letra traduzida no link

Bob Dylan em Jokerman
Nessa época Dylan já estava na terceira década de carreira, e não precisava pedir benção para ninguém… Na canção Jokerman, Bob Dylan zoa com todos na letra e no video, antecipando a hipocrisia da era Reagan, numa ode anti sistema.

Veja a critica da universidade de Cambridge sobre a relação conflituosa entre Capitalismo e Bob Dylan. Um clássico !! Letras Traduzida – aqui

Rage Against the Machine – People of the Sun
Uma das bandas mais engajadas de todos os tempos não podia ficar de fora. O vídeo de “People of the Sun” é incrível, com cenas do México, em especial de Oaxaca e Chiapas, que em conjunto com o Sub Comandante Marcos, inspirou a canção e o forte vídeo. Todos somos o povo do sol !! Letras traduzidas !

John Lennon em Power to the People
O astro John Lennon desde seu encontro com Yoko, adotou o ativismo político sem censura, apostando na Paz e Amor acima de tudo, mas em vários momentos radicalizou, em especial, quando se meteu com os radicais dos Panteras Negras, e questionou de frente o sistema em plena era Nixon e na Guerra do Vietnam. Dessa leva, Power to the People é a melhor canção e disparado o vídeo solo mais legal de Lennon. Saquem a letra !

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.