No álbum “Acabou Chorare” (1972) os Novos Baianos, chegaram ao auge criativo e comercial. Lançado dois anos depois de “É Ferro na Boneca” é composto por 10 músicas, oito da autoria da Banda e novas versões para “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, e “Um Bilhete Pra Didi”, de Jorginho Gomes.

No álbum surgem sucessos eternos como “Preta Pretinha”, “A Menina Dança” e “Mistério do Planeta”, que garantem até hoje a animação, eternizando a formação clássica com Baby Consuelo (vocal e percussão), Paulinho Boca de Cantor (vocal e percussão), Pepeu Gomes (guitarra, violão, craviola, arranjos), Moraes Moreira (vocal, violão, arranjos), Dadi Carvalho (baixo) e Jorginho Gomes (bateria, cavaquinho, bongô).

O disco foi feito numa época em que todos estavam duros e com aluguel atrasado, em plena ditadura militar do nefasto Presidente Médice, quando numa espécie de fuga, os 5 músicos largaram Copacabana e se meteram num sítio em Jacarepaguá batizado de “Cantinho do Vovô”, e nesse vibração hippie, a criatividade aflorou e bateu forte em todos do grupo, ajudando no clima e arranjos coletivos de cada som.

O relançamento é parte da coleção “Clássicos em Vinil”, que vem trazendo diversos marcos música nacional em bolachões de 180 gramas e remasterizado a partir dos tapes originais.

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.