20121215-142400.jpg

Aqui no Brasil as barreiras ainda são grandes para o som atual produzido em espanhol, mas com o tempo grupos alternativos e mesmo artistas mais consagrados localmente chegam por aqui. O ano de 2012 foi bem variado, marcado pela forte presença de artistas políticos como Calle 13 e Ana Tijoux, pela emergência de uma cena renovada de cantoras e com a confirmação de alguns medalhões que se mantém em plena forma.

O cenário brazuca foi mesmo parecido, somos vizinhos que só agora percebem essas semelhanças e as perspectivas são as melhores possíveis para que artistas novos da América Latina interajam tanto em português quanto em espanhol.

Nesse programa dos melhores de 2012 da Rádio online Alt.Latino, os destaques foram :

1 – Ana Tijoux vem direto do Chile, ainda ecoando o incrível álbum La Bala, que mostra as veias abertas e o abismo social da sociedade local, onde os protestos estudantis são a parte mais visível do cenário político.

Para ouvir – La Bala

2 – Do México os já veteranos Café Tacvba, lancaram os disco “El Objeto Antes Llamado Disco” e como sempre entregam o que prometem.

Para Ouvir – Olita Del Altamar

3 – Já a novata mexicana – Carla Morrison, mostra a emergência do som mais atual, e mostra um Folk com referencias melódicas que me lembram uma Lana Del Rey ou mesmo uma Feist da Baja Califórnia, mas ela tem estilo próprio de sobra e vale conferir.

Para Ouvir – Dejenme Llorar

4 – Bomba Estereo, sonzeira da Colômbia que mistura tudo e com pegada e peso pop, vem ganhando prêmios e atenção em todo continente. Dessa safra mais nova é dos meus sons preferidos. Lançou em 2012 o trabalho “Elegancia Tropical”.

Para Ouvir – Pa’ Respirar

5 – Campo, projeto sensacional e definido como música sub-tropical ! Nele Juanito Campodonico, membro do combo platino Bajofondo (conhecido pela pegada Electro-Pop-Tango), mostra as influencias e misturas do Rio da Prata, com uma nostalgia dos 50/60’s, pegada pop e inteligência.

Para Ouvir – Marcha Tropical

6 – La Santa Cecilia, soltou esse ano o disco ‘El Valor’, neles o som ranchero tradicional, chega ao século 21 renovado, é banda cult, com participações no seriado Weeds e performances concorridas. Todos latinos originais da Califórnia, tem tudo para se firmar no cenário. Talvez um pouco mexicano demais… Mas vale conferir.

Para Ouvir – Viento

7 – Xenia Rubino, é sem duvida uma grande voz, e apesar de nascida nos EUA, tem ascendência Cubana e conquistou grande publico com sua bossa, jazz, de levada funky e caribenha. Vale em especial pela sofisticação harmônica e melodias.

Para Ouvir – Pan y café

8 – Ruben Albarran, já aparece na lista com a banda Café Tacvba, mas nesse ano lançou ‘Hecho En Mexico: The Soundtrack’ – documentário que mostra as infinitas possibilidades sônicas do rock e pop mexicano, com vaqueros, rancheros, presença indígena e cultura musical que muda de região para região. Nele o musico mostra lendas como RockRodrigo, morto em 1985 no grande terremoto e que compos Metro Balderas (sucesso do El Tri) e sons incríveis como Tiempo de Híbridos.

Para Ouvir – Tiempo De Hibridos (ver trailer do documentário )

9 – Também do Chile um som incrivel, banda Astro (sonido espacial), que vem com uma modernizada surfmusic, emulando a california mitica em plena Santiago do Chile, achei mesmo legal e recomendo o disco !!

Para ouvir – Panda

10 – Da Argentina, o funk para dancar e curtir dos Illya Kuryaki and the Valderramas, tem no disco ‘Chances’ um dos seus melhores trampos e a sonzeira de Helicópteros é um convite para se mexer. Preferida do Blog desde o Podcast Psicobrmusic, vale muito acompanhar o grupo.

Para ouvir – Helicopteros

Tags:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.