Los Saicos
Los Saicos

Pesquisando rock latino durante a época do Podcast Psicobrmusic, descobri a banda “Los Saicos” e quando ouví não acreditei, era um surf rock proto punk, feito em 1965 e 1966, quando viraram febre juvenil em Lima e todo Peru.

Foram pioneiros e por isso mesmo desconhecidos, mas o tempo preservou as histórias da banda, que nunca lançou um disco, somente 06 singles e que virou cult nesse mundo digital, onde com uma simples pesquisa se consegue ouvir 1 a 1 dos sons originais da banda.

Agora com o documentário peruano “Saicomanía” o vazio acabou e Los Saicos chegam para ocupar o espaço merecido, como o primeiro grupo punk da história.

Exagero? Talvez, mas vejam que Iggy Pop lançou seu disco “The Stooges” somente em 1969.

O Diretor Hector Chávez, cobriu o fenômeno que o grupo virou entre os colecionadores de discos de rock, onde um compacto original vale quase US$ 100,00, e juntou os sons época para fazer o documentário “autofinanciado”, com participação de Adam Renshaw, fundador da revista “Punk”, e do próprio Iggy Pop.

A HISTÓRIA

Em 1964, Pancho Guevara, Edwin Flores, Rolando Carpio e César Castrillón se juntaram para fazer barulho, se divertir e investir nas garotas como roqueiros de verdade, numa breve e brilhante história, pois foram direto dos primeiros shows para os programas de TV e estúdios de gravação, mas em 16 meses a banda implode, mesmo com a possibilidade de carreira internacional, seus integrantes largaram o rock e para estudar e trabalhar numa vida bem menos selvagem.

Após 30 anos, fitas piratas fizeram da banda uma lenda e levada ao mundo todo, primeiro arrebentaram na Espanha no final dos anos 90, onde rádios rock colocaram a banda na programação incentivando o lançamento de compilações dos originais dos caras.

Mas no Peru, sempre foram lembrados, em especial pela cena punk local dos anos 80, que os resgataram, tocando sempre a incrível “Demolición”, que virou um hino roqueiro local.

Nessa época os punks peruanos atestaram: Los Saicos foi a primeira banda Punk do Mundo.

OK, OK… não se revolte!

Os caras da banda só queriam se divertir, não eram políticos nem nada intelectuais, mas a revolta juvenil representada pelo som dos caras, mostrou o caminho punk dos 3 acordes que só foi igualado à partir do final dos anos 60, por bandas como os Stooges de Iggy Pop e o MC5.

Muitos acham tudo bobagem pois como não eram conhecidos fora do Peru, simplesmente não influenciaram ninguém, mas pelo menos agora a história dos Los Saicos está sendo contada e divulgada como merece.

Los Saicos com Democilion

Saicomania – O Filme

Los Saicos ao vivo

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.