Que Sea Rock – Documentário sobre o Rock Argentino (atualizado)

QUE SEA ROCK

Hoje ví o filme “Que sea rock”, que tenta ser o documentário definitivo do  som argentino jovem, cobrindo o rock/pop local com a boa e velha melancolia dos sons do Sul do continente.

O filme usa boas imagens atuais e de outros filmes clássicos do som local como Buenos Aires Rock (82) e Hasta que se ponga el sol (72), e foge do esquema cronológico o que é legal, mas se aprisiona no  formato banda a banda, o que deixa a coisa cheia de altos e baixos.

Destaque para as entrevistas que mostram figuras como os caras do Arbol e seu pop alegre e bem tocado, e o lado sério e político de Ciro Pertusi na época líder do Attaque 77.

Não deixa de lado Fito Paez, Catupecu Machu e sons como os pesados Almafuerte,  tresloucados/psicodélicos como Charly Garcia, Intoxicados (estilo Shaun Rider total) e os ótimos Babasonicos.

Achei que o resultado é bom, mas ao mesmo tempo confuso e mais indicado para quem já conhece bem as bandas e o cenário local. Recomendo ver os citados Buenos Aires Rock e Hasta que se ponga el sol antes de Buenos Aires Rock, para poder se considerar iniciado nesse tal de rock argentino.

Mesmo assim , vale muito assistir… tem nas principais lojas de Buenos Aires bem baratinho a preço de banca de revistas, e vários trechos em  sites como o Youtube. Oportunidade para aprender sobre o Rock Argentino e ver artistas locais de sucesso como Bersuit, Andres Calamaro, Attaque 77, Ratones ParanoicosCharly Garcia em momentos sempre distintos e bem de acordo com a vida pessoal de cada um em 2007.

Espaco ainda para os uruguaios, como o compositor e produtor Gustavo Santaollala e a energia e balanço da banda La Veja Puerca.

Vejam mais sobre as bandas e histórias do rock argentino no nosso Podcast, no finado Psicobrmusic, no site local RockAr e em especial na Rádio Kabul FM de Buenos Aires que tem sons ao vivo e Podcasts do rock  platino online.

 

TRECHO DO DOCUMENTÁRIO COM ATTAQUE 77

Rock Argentino

Rock Argentino

Sobre o autor(a):
Testemunha ocular e sobrevivente dos anos 80, com vasta experiência como público pagante de shows e festivais, amante dos melhores sons e estilos. Nativo Digital e idealizador do Blog Vishows. Blogueiro Ativista, Podcaster, Educador Social, Empreendedor e Profissional de Marketing e Comércio Eletrônico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: